Nós Nos Livros: “Um Negro Que Quis Viver” de Richard Wright

O negro que quis viverEu acho importante ler este livro porque…

por Griot Alkebu-lan

“Um Negro Que Quis Viver” (título original “Black Boy”), de Richard Wright, é um livro em que só o título diz tudo. Não só diz tudo, como, na minha opinião, diz muito a um/a jovem negro/a, visto que, ao longo de toda a história, o autor traz-nos as vivências de um jovem negro, que se assemelham às de tantos/as outros/as jovens negros/as desde a infância até à fase adulta, onde tudo o que esse ser deseja é viver, viver como um ser normal e não viver condicionado segundo regras, valores e pré-julgamentos.

É uma autobiografia que fala maioritariamente dos dramas e desafios que um negro vive durante toda a sua vida, somente por ter uma cor diferente à da sociedade em que se encontra inserido e onde tem que aprender a adaptar-se forçadamente a esse meio (ou meios, uma vez que muda muitas vezes de residência). No decorrer da história, apercebermo-nos como a família, o ambiente escolar e o trabalho o pressionam para ser socialmente correto de acordo com a sua “limitação”, ser negro.

Richard cresce com uma personalidade bem vincada, num ambiente familiar que cada vez se deteriora mais. Um ambiente duro, onde o tentam mudar constantemente, achando ser o melhor para ele, mas que se revela num isolamento, acabando mesmo por desistirem da sua “salvação”. É daqueles livros que mal uma pessoa comece a ler não deseja parar. O desenrolar da história vai-nos prendendo cada vez mais, é um livro apaixonante, onde, por vezes, dava por mim não só a sorrir para as letras, mas também a rir alto devido à inocência da personagem principal em determinadas situações. É uma busca incessante não só de felicidade, liberdade e realização, mas de uma vida vivida segundo a sua vontade, onde encontrará o seu escape na leitura e na escrita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s