Apresentação da Afrolis – Associação Cultural

cropped-propostas-afrolis-simples_1

Quem Somos?

A Afrolis – Associação Cultural tem como objetivo geral promover o reconhecimento do direito universal que os afrodescendentes têm à liberdade de opinião e de expressão. Procuramos desenvolver um espaço de expressão cultural para afrodescendentes e contribuir para a divulgação da história e histórias desta comunidade. Apoiamos, por isso, a consciencialização para o que chamamos de narrativas identitárias de afrodescendentes através de atividades de responsabilidade social e de desenvolvimento comunitário que reflitam a pluralidade dessas narrativas.

O que constatamos?

ContactSheet-001Apesar de os africanos e os seus descendentes pertencerem ao terceiro maior grupo da comunidade estrangeira a viver em Portugal, vários estudos revelam que este grupo tem uma fraca e limitada expressão na maior parte dos setores da sociedade portuguesa. Esta fraca e limitada representação resulta num exercício igualmente frágil da sua cidadania, podendo culminar na exclusão e potenciar a discriminação.

O que propomos?

Propomos ser um espaço de dinamização do sentido de cidadania dos afrodescendentes através da sensibilização do observação crítica dos media, por estes serem formadores da opinião pública.

  • Sensibilizar a população em geral para as questões do racismo e da discriminação, por meio de atividades culturais.
  • Promover o diálogo entre diferentes comunidades e afrodescendentes, imigrantes e população portuguesa em geral.
  • Promover a união de diferentes comunidades que compõem a sociedade portuguesa pela valorização da diferença, através da disponibilização e produção de conhecimento sobre povos africanos e narrativas sobre afrodescendentes em relação com outros povos.
  • Atuar em periferias e locais marginalizados pela sociedade através de intervenções culturais de modo a integrar, explorar e divulgar a cultura local e potenciar o trabalho colaborativo.
A Equipa

Familia Afrolis Cut

 

O grupo de trabalho é composto por pessoas de várias origens e com trajetos de vida diferentes, mas que partilham as mesmas inquietações, as mesmas (in)certezas e que pretendem procurar, receber e difundir conhecimentos relevantes para os afrodescendentes.

Acima de tudo partilhamos a vontade de ouvir, dizer, posicionar e agir sobre a realidade de afrodescendentes em relação com a sociedade portuguesa.

 

Como começou?

Afrolis at Work (1)A AfroLis – Associação Cultural surgiu como uma extensão do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Audioblogue Rádio Arfrolis desde abril de 2014. Este audioblogue que tem como objetivo ser uma alternativa às representações dos afrodescendentes nos meios de comunicação em Portugal. Agora o Audioblogue Rádio Afrolis é o projeto motor da Afrolis – Associação Cultural.

PARTICIPA!

Contamos contigo como parte da nossa visão de partilha e preservação  de conhecimento sobre afrodescendentes! Contamos com o teu apoio como sócio/a. A ficha de inscrição está aqui AQUI!

Obrigada!

Anúncios

Um comentário sobre “Apresentação da Afrolis – Associação Cultural

  1. Pingback: Tornar-se sócio/a da Afrolis |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s