Nós No Cabelo – Testemunho de Jacqueline

“Isto não é moda, isto não é fashion. A posição da mulher em aceitar-se e aceitar o seu cabelo natural é uma posição política, a postura política afirmar-se como negra, o nosso corpo é um espaço de resistência, temos que resistir perante a sociedade de hoje. A violência atual no Brasil contra a mulher negra que cresceu em 57% em 10 anos, é lindo ver como as nossas irmãs no Brasil estão-se a posicionar, estão-se a aceitar, estão a aparecer e é triste ver como é que a violência no Brasil aumentou em relação às minhas irmãs negras.”

“Só vais parar, só vais conseguir olhar no espelho e amares-te como és, quando finalmente entenderes que és linda, que és importante e que não importa o que a sociedade possa dizer, tens que aceitar como és, pelos nossos ancestrais, pela nossa história, tudo isto faz com que a resistência seja mais importante” “Uma forma de honrarmos a lembrança e tudo o que aconteceu com elas (nossas antepassadas) é resistir, é resistir contra essa moda fascista, contra a política em que o branco é que prevalece. Temos que estar unidos, sempre. Se te aceitares como és, já é uma forma de resistir, já é uma forma de fazer parte da revolução.” Jacqueline

Enviem o vosso testemunho em vídeo, áudio ou por escrito para mary_csc@hotmail.com  (Mariama Djalo)  ou para cjg_86@hotmail.com  (Carlos Graça).

Sobre projeto “Nós No Cabelo”: pretende ser mais um instrumento de partilha de testemunhos/experiências sobre o cabelo africano na primeira pessoa. A ideia é desconstruir a ideia de cabelo ruim/sem valor/menos bom/indomável e resgatar a nossa negritude, que é muitas vezes auto-negada/reprimida pela pressão ou repressão de padrões de beleza impostos. É questionar/debater o significado, a importância do cabelo para nós enquanto sujeitos negros, através da divulgação/narração de histórias, empoderando o nosso consciente e inconsciente.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Nós No Cabelo – Testemunho de Jacqueline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s