Nós No Cabelo – Testemunho de Salete Costa

20631530_10213964294205314_1378630587_nAos 11 anos foi quando pela primeira vez desfrisei o cabelo. Um pouco porque me iria facilitar na hora de me pentear de manhã, um pouco para me sentir mais “normal” como as minhas amigas na escola. Depois de desfrisar, os meus colegas de escola deram-me algum descanso e deixei de ouvir algumas das piadas que era alvo. Mas ainda assim ouvia.

Alguns anos mais tarde, aos 17 anos começou a cair imenso cabelo, (quando digo imenso, estou a dizer IMENSO) foi nessa altura que decidi deixar de desfrisar. Por falta de opção comecei a deixar o meu cabelo ao natural.

Qual de nós, mulheres, nunca passou horas e horas ao espelho a tentar fazer o possível e o impossível para ficar bonita?  E parte dessas horas até é para nos convencermos a nós próprias que estamos bem e que vamos receber vários elogios. O mundo cai ao chão quando não.

Este ano faz seis anos que fiz a transição, comecei a usar tranças e foi aí que encontrei a minha identidade, aquilo que verdadeiramente sou. Já as tive de várias cores, e confesso que quando tiro sinto falta delas, porque é desse jeito que me sinto ligada à minha cultura, que a homenageio. É com as tranças que grito ao mundo que sou africana e tenho MUITO ORGULHO nisso.

E hoje vos digo que, não é cogumelo, não é ananás, não é palmeira, não é ninho de ratos… É cabelo, e é o meu cabelo. Respeito é bom e ele também gosta.

Foram milhares de anos de evolução que o tornaram assim. É meu, é bonito e acima de tudo é a sua natureza ser assim, não me vou transformar no que não sou só porque vocês gostam de “brincar” com o que não conhecem.

O que para vocês são comentários inofensivos, para mim são comentários maldosos, que me magoaram (mesmo gozando também e fingindo muitas vezes que não me afetava). Basta! Uso o meu cabelo como eu quero e me sinto bem.

O importante é assumirmos a nossa natureza para nós próprios e a maneira como usamos o nosso cabelo não deve ser mais do que isso mesmo, um penteado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s