Áudio 191 – Como se (des)constrói o racismo nos média? (Roteiro para Educação Antirracista)

Registo da mesa do seminário de abertura do Roteiro para uma Educação Antirracista, no dia 26 de janeiro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, com o tema “Como se (des)constrói o racismo nos média?”.  Os convidados, Diana Andringa, (documentarista) Joana Gorjão  Henriques (jornalista do Publico), e José do Rosendo (jornalista da Antena 1),  falaram de casos específicos para descreverem qual tem sido o papel dos media na construção e qual poderia ser a sua atuação para contribuir para desconstrução do racismo nos media.

Diana Andringa destaca o episódio do suposto “arrastão” (roubo em massa) que teria sido feito por jovens negros, na praia de Carcavelos (2005), para realçar a importância de se fazer jornalismo “com os pés”, ou seja, ir aos locais e falar com diferentes fontes mas também ter um espírito critico.  (Ver documentário da autoria de Diana Andringa “Era uma vez um arrastão”)

Joana Gorjão Henriques, revisitou o episódio da esquadra de Alfragide (2015), em que um grupo de jovens da Cova da Moura foi acusado de tentar invadir a esquadra da policia, quando apenas ia saber de um amigo que tinha sido detido. O caso encontra-se em julgamento. A jornalista menciona também a atuação dos media relativamente ao caso do bairro da Jamaica (2019).

José do Rosendo diz que espaços como a iniciativa Roteiro para uma Educação Antirracista são “balões de oxigénio” numa “sociedade que está doente” e em que os media são um reflexo dessa condição.”

Cristina Roldão, uma docente e investigadora responsável por esta iniciativa, declarou que “Este roteiro é a possibilidade de, até junho, termos todos os meses um espaço de debate sobre como desconstruir o racismo dentro da educação em diferentes áreas”. O próximo seminário vai ser no dia 23 de fevereiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s