o projeto

O podcast Rádio Afrolis foi criado em 2014 pela jornalista angolana Carla Fernandes para registar a experiência de afrodescendentes a viver em Lisboa. Nasceu com o objetivo de criar uma memória discursiva e de fixar as nossas narrativas em discursos sobre a cidade, sobre como sentimo-nos parte – ou não – dela e como nossas vivências são percebidas, acolhidas e reconhecidas por nós e pelos outros.

Ao longo de cinco anos no ar, a Rádio Afrolis orgulha-se de ter produzido 200 episódios com entrevistas que apresentam diferentes perspectivas da cidade e do país pela voz de afrodescendentes e de pessoas interessadas nas nossas temáticas. Apropriamo-nos da oralidade como herança ancestral e da arte de contar histórias como recurso de sobrevivência e de partilha de saberes ancestrais, experiências e diferentes visões. Com cada entrevistado, discutimos temas que são “nossos” que são dos “outros”, com o único intuito de nos ouvirmos, vermos e revermos como sujeitos das nossas histórias. Desde essa altura fomos questionando as definições da nossa realidade apresentadas nos meios de comunicação mainstream, discutindo o que nos faz mais ou menos africanos, como nos chamamos, o que cantamos, o que vestimos, o que comemos, como usamos o cabelo, o que criamos e o que sonhamos. E com cada entrevistado reconhecemos algo que é nosso, e procuramos novas formas de nos definirmos.

Entre 2014 e 2019, a Rádio Afrolis expandiu-se e passou a ser uma plataforma de divulgação da produção artística, cultural, intelectual e política de afrodescendentes em todo o país. Em 2016,  tornamo-nos a Afrolis Associação Cultural e de lá até aqui, promovemos diversos projetos multilinguagens, da literatura ao audiovisual, da gastronomia à participação política.

Deleitem-se, aprendam e contribuam para uma transformação global ao ouvir e a conhecer personalidades, reivindicações, conquistas e celebrações de comunidades negras em Portugal e no mundo. 

COLABORADORES

Caral AfroLis

CARLA FERNANDES

Fundadora

Angolana, tradutora, jornalista e ativista cultural. Idealizadora do audioblogue Rádio Afrolis e fundadora da Afrolis – Associação Cultural, duas plataformas  dedicadas às narrativas de pessoas negras a viver em Lisboa. Organizadora e co-autora da coletânea de poesia Djidiu a Herança do Ouvido – Doze forma mais uma de se falar da experiência negra em Lisboa (2018). Autora da radionovela de 10 episódios, It takes a village (2018) produzida pela Rádio alemã Deutsche Welle. Tradutora oficial, em Portugal, das obras The Hill We Climb, Change Sings e The Hill We Climb and Other Poems, de Amanda Gorman. Carla Fernandes é a mãe do Nia e do Malik.

cropped-Logo-Afrolis-simples_1-1.jpg

André Biveti

Fundadora

Homem negro português, licenciado em direito jurista e ativista cultural. É pai do Gorba.

cropped-Logo-Afrolis-simples_1-1.jpg

Apolo de Carvalho

Fundadora

Estudante na grande universidade da palavra ensinada à sombra dos baobas, um simples afrikanu no contexto kosmo-político do seu tempo. É nestas fórmulas inspiradas em  Amadou Hampaté Bâ e Amílcar Cabral que se define Apolo de Carvalho. É doutorando do Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Bolseiro Fundação para a Ciência e Tecnologia(FCT).

cropped-Logo-Afrolis-simples_1-1.jpg

IONARA SILVA

Fundadora

Afrobrasileira, jornalista, empreendedora cultural e criativa com mais de treze anos de experiência em comunicação, cultura e negócios de impacto social. Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Género e Raça e especialista em Gestão de Indústrias Criativas, contribuiu com empresas e organizações sociais em diferentes setores. Atualmente vive em Lisboa, é doutoranda em Ciências da Comunicação, investigadora em Direitos Digitais e dedica-se a projetos nas áreas de género, combate ao racismo e literacia digital. Ionara Silva é mãe do Arthur. 

AFROLIS

O primeiro podcast dedicado a pessoas negras em Portugal com publicações semanais desde 2014.
* É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial sem autorização prévia.

NEWSLETTER
INSTAGRAM